fbpx Skip to main content

O NCM SH é composto por duas siglas, o NCM, que significa Nomenclatura Comum do Mercosul, e o SH, é o Sistema Harmonizado que, por sua vez, representa Método Internacional de Classificação das Mercadorias.

O Código Fiscal NCM serve para dar nome a todas as mercadorias que transitam nos países do Mercosul, como Argentina, Paraguai, Uruguai e Brasil.

Como você pode imaginar, os diferentes códigos são inúmeros, o que gera uma base muito grande para comportar a nomenclatura de todos os itens.

Sendo assim, ela é composta por oito números determinados pelo Governo Brasileiro, que se dividem em capítulo, posição, subposição, item e subitem.

A lista completa de NCM se organiza em, aproximadamente, 21 seções e 96 capítulos, totalizando uma média de 15 mil códigos.
Como já citamos, o SH significa Sistema Harmonizado, e surgiu justamente para poder tratar de mercadorias de maneira geral através da codificação numérica.

O objetivo dessa categorização é organizar e definir as taxas e tributos a serem cobrados sobre os produtos.
Para comportar tantos códigos de mercadoria, o SH tem a seguinte organização:

Lista de Posições e de Subposições, que compreende 21 Seções, 99 Capítulos e 1.241 Posições, subdivididas em Subposições. 

O Capítulo 77 foi reservado para utilização futura do SH e os capítulos 98 e 99, para utilização das partes contratantes.
Notas de Seção, de Capítulo e de Subposição e seis Regras Gerais Interpretativas.

Bastante coisa, não é mesmo? 

Por isso, é fundamental ter um sistema  que também cuida de toda parte fiscal do estabelecimento e deixa as tributações sempre em dia. Estes são serviços adicionais em sua mensalidade, onde cuidaremos de toda a classificação fiscal e NCM/SH para deixar tudo alinhado e facilitar a tributação e muito mais.

Além disso, para cadastrar um novo produto, sempre certifique-se de manter em seu cadastro o mesmo NCM/SH que veio na nota fiscal do fornecedor, desta forma as características fiscais e tributárias ficarão em conformidade

#IntelliComm #gestão #agilidade #praticidade #eficiência #mercados

Leave a Reply